QUALIFIQUELOGO2

O PROJETO QUALIFIQUE nasceu com a preocupação de oferecer uma oportunidade para os adolescentes e jovens ter uma qualificação rápida e segura para ingressar de forma mais rápida no mercado de trabalho. O sistema de educação formal sempre procurou desenvolver as habilidades dos nossos jovens para o ingresso em um curso de nível superior, hoje por meio da seleção do ENEM, o que causa um tardio ingresso destes na atividade produtiva e, consequentemente, na oportunidade de ter uma renda tanto para ajudar a custear seus estudos bem como para ajudar as suas famílias, uma vez que grande parte delas vivem em condições econômicas limitadas.

De acordo com um estudo do Banco Mundial (BIRD) divulgado em março/2018 mostra um cenário de poucas expectativas para a juventude. Com um sistema educacional falho e pouco conectado com as necessidades do setor produtivo, 52% dos jovens entre 15 e 29 anos perde o interesse pelos estudos e corre um grande risco de não conseguir se inserir no mercado de trabalho. Na maioria eles se encontram na situação de desistência dos estudos em função da baixa atratividade ou pelo fato de terem que trabalhar para o seu próprio sustento ou para ajudar as famílias. Nesta hora surge o grande desafio da baixa qualificação para o mercado de trabalho. A escola formal não desenvolveu uma educação para que eles pudessem enfrentar o concorrido mercado de trabalho. A fragilidade da educação dos jovens compromete a produtividade do país. O Município de Canto do Buriti/PI, com uma população de 20.020 habitantes (Cf. dados do Censo 2010), ocupa uma importância relevante no cenário estadual em termos populacionais, pois ocupa a 25ª posição entre os municípios piauienses e o 2º na microrregião composta de 17 municípios. De acordo com os dados do IBGE, do total da população, aproximadamente 34% situam-se na faixa etária entre 15 a 34 anos de idade, o que retrata um potencial expressivo da força de trabalho que fica fora do
mercado de trabalho ou que precisa se deslocar para outros centros em busca de oportunidades.

O objetivo primordial do Projeto Qualifique é oferecer oportunidade de capacitação para os adolescentes e jovens do município para que os mesmos se habilitem profissionalmente e possam ingressar no mercado de trabalho e garantir uma renda.
A parceria com a Prefeitura Municipal dá uma oportunidade aos gestores de oferecer aos jovens uma oportunidade de formação, sendo um dos maiores presentes que a gestão possa oferecer para estes jovens e adolescentes em idade de trabalhar.